segunda-feira, 11 de julho de 2011

Oficina Animada




Atenção aos detalhes
Desde o dia 10 de junho iniciei o projeto Oficina Animada na E.M. Prof. Olga Teixeira de Oliveira, em Duque de Caxias. A Oficina é um desdobramento do Projeto Animassinha, proposto pela profa. Ana Paula Pires, uma das coordenadoras da Sala de Informática da escola.

Concentração
Inicialmente, pretendia-se trabalhar apenas com uma turma do 7.o ano de escolaridade, em sala de aula. A idéia cresceu e a direção, que desde o início apoiou o projeto, propôs que também fosse feito um trabalho diferenciado, no contraturno, para que os alunos que se interessassem em aprofundar o exercício das técnicas de animação pudessem ter um espaço maior de experimentação.

Aprendendo com o Pivot
Nos quatro encontros iniciais, trabalhou-se a introdução aos princípios básicos da animação, utilizando o Pivot StickFigure Animator, e o exercício da animação stop-motion com bonecos construídos com massa de modelar. Apesar do pouco tempo de trabalho, duas alunas já produziram suas animações: Ana Carolina Sobreira Lopes [turma 705, "A Menina que Ajudou o Garoto"] e Jacqueline Rafaelly dos Santos [turma 704, "O Cachorro e a TV"].

Alguns dos bonecos criados pelos alunos

Nas postagens a seguir, os dois vídeos, já disponíveis noYouTube:

"A Menina que Ajudou o Garoto", de Ana Carolina Sobreira Lopes

"O Cachorro e a TV", de Jacqueline Rafaelly dos Santos