domingo, 13 de setembro de 2009

Retrato e autorretrato [E.M.P.O.T.O. - Turma 906 - revisão]

e-aula
14 de setembro de 2009

O vídeo Women in Art mostra retratos de mulheres pintados por vários artistas de épocas diferentes. Os retratos são modificados por meio de efeitos de computação gráfica, de modo a criar uma seqüência na qual os rostos vão se transformando uns nos outros.
Em sala de aula, vimos que existem grandes diferenças quando comparamos as pinturas realizadas ao estilo naturalista [Renascimento, Neoclássico] quando comparadas com as realizadas pelos pintores modernos [Impressionistas, Expressionistas, Cubistas, Fovistas, etc]. No vídeo, aparecem pinturas de vários estilos e épocas.
Apenas a título de exemplo, abaixo podem ser vistas duas telas que estão presentes no vídeo, “A Princesa de Broglie”, de Jean-Dominique Ingres [1853] e “Mulher com Chapéu”, de Henri Matisse [1905]:


“A Princesa de Broglie”, de Jean-Dominique Ingres, 1853

“Mulher com Chapéu”, Henri Matisse, 1905


Clique no link abaixo e assista ao vídeo. Depois de assistir, responda à questão a seguir, clicando em Comentários, ao final da postagem.

http://www.youtube.com/watch?v=nUDIoN-_Hxs


Questão:

As pinturas realizadas no estilo moderno aparecem no início ou mais ao final do vídeo? Justifique sua resposta apontando alguma das características da arte moderna.

33 comentários:

╬†Mor┼icia╬† X ╬†Adriana╬† disse...

Bom, as imagens modernas aparecem no final do video. O modo da pintura é toltamente diferente, as cores são misturadas com a liberdade de criar as coisas.



Adriana Rodrigues

Raphael disse...

As pinturas do estilo moderno aparecem no final do vídeo. A pintura moderna se destacou pelos traços mais extravagantes, pela liberdade em fazer com que a pintura não se caracteriza-se em uma coisa simples.

Raphael Muniz

Unknown disse...

Aluno: Marcos de Souza Santos Júnior.
Oi professor Raul.
Bom pra mim, as pinturas de arte moderna aparecem mais ao final do vídeo. Porque os artistas começam a fazer traços mais parecidos com um rosto perfeito, e também, começam a brincar com as cores fazendo pinturas mais descontraídas.

Anônimo disse...

Aluno: Robson Davi N: 30

Olá Professor Raul

Eu acho que a pintura moderna aparece no final do video, porque as pinturas modernas são mais criativas, que podem ser feitas com mais imaginação e são feitas com mais liberdade.

Anônimo disse...

Aluno: André Felipe N:3

Olá Professor Raul

Eu acho que os quadros modernos aparecem no Final do video. No começo os quadros são muito classicos com pinturas de pessoas etc. No final do video os quadros já são mais modernos com pinturas mais bagunçadas misturas de cor e criatividade.

Mercia disse...

As imagens aparecem no final do vídeo. Eu acho que as imagens da antiguidade mostrava mais o rosto da pessoa e da modernidade mostra mais as cores.



Mercia F. Pereira

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mayara Mendes disse...

E.M.P.O.T.O
Andressa de Lima e Mayara Mendes Turma:906

Professor achei bastante interessante nesse video a forma como as mulheres se parecem. Olhando foto por foto talvez não de para perceber essa semelhança, porém o video passa essa ideia.

=)

Anônimo disse...

Nome: Ramiel Vinícius
Turma: 906

Está no final do vídeo, porquê tem características modernas como os quadros abstratos e o material de pintagem que em alguns quadros é bastante diferente.

Anônimo disse...

Nome: Heverton Luis
Turma: 906

Está no final do vídeo,porque nas pinturas modernas os pintores tem mais liberdade de expressão.

Anônimo disse...

Aluno:Artur lucas
turma:901

Está no final do video,as cores são mais reais são mais vibrativas.

higor disse...

aluno:Higor Roberto da Silva Viana

se encontra no final.Eu acho que está no final por que tem cores mias quente, tem até uma mulher que parece que tem o rosto do formato de uma pipa.

Anônimo disse...

Aluno: Alan Inácio

Bom, eu acho que estão mas no final. Porque as imagems que aparecem no fim da apresentação são imagens mais ousadas, as imagens do início os rostos aparecem perfeitos.

Anônimo disse...

As imagens aparecem ao fim do vídeo. Na antiguidade eles usavam poucas cores e faziam apenas retratos comuns (apenas rostos). E na modernidade não, os pintores usam cores quentes que chamam mais atenção.Eu acho que eles vem seguinto conforme o tempo!

Lorrana Copelli Rodrigues
Número:22

Arnold Pereira Gomes disse...

As pinturas no estilo moderno aparecem no final do video.Porque as pinturas vão ficando mais reais, ou seja, ficando mais naturais no final do video.

Anônimo disse...

Dannyeli turma : 906

As pinturas modernas aparecem no final do vídeo,pois no começo as imagens parecem ser mais antigas com planos de fundos antigos,e no final já aparecem planos de fundos melhores como árvores e papéis e eu achei muito interessante!

Unknown disse...

Aparecem no fim do vídeo, porque as imagens do final são pinturas do ponto de vista dos artistas, essa é a arte moderna .
Eduardo Pinheiro n° 12
turma : 906

Diego Marcelino disse...

As pinturas modernas,pelo o que eu pude notar aparecem mais no final do video.

Por que as imagens vão ficando mais naturais ou menos parecidas com a realidade e ao meu ver isto é arte moderna.

Diego Marcelino disse...

As pinturas modernas,pelo o que eu pude notar aparecem mais no final do video.

Por que as imagens vão ficando mais naturais ou menos parecidas com a realidade e ao meu ver isto é arte moderna.

Camila disse...

Camila Lima turma : 906

Aparecem no final do video , pois no final do video as pinturas são mais ''modernas'' , atuliazadas, tem mais cores , mais vida .

Unknown disse...

Olá aqui é O john, E as imagens ficaram modernos no final do vídeos.
As primeiras imagens foram os retratos, e as imagens do final eram parecidos com pintura e não como retratos.

ThaynáGonçalves . disse...

Na minha opnião no final do vídeo , porque as pinturas são do tipo do ponto de vista do pintor , porque tem cores vivas e é mais criativas então , são as arte moderna .

Thayná Gonçalves n°34
Turma :906

Douglas oliveira de souza disse...

As pinturas realizadas aparecem no final,porque essas imagens aparece cada vez mais naturais,ou seja, mais reais.

Matheus Nunes disse...

As fotos modernas ficam no fim do video .Porque a os retratos do comeso do video são como autrorretrato e os do fim são com figuras inanimada
MAtheus Nunes Nº 24

Anônimo disse...

Olá,
As pinturas realizadas no estilo moderno aparecem mas no final do filme.As fotos das mulheres no vídeo mas pro final começam a aparecer as artes modernas.

Jorge Luiz Azevedo de pontes.
Turma 906
Número 16

Anônimo disse...

A pintura no estilo moderno começa a aparecer mais no final do vídeo, pois as telas são pintadas com cores mais vivas .

Robson Viniccuis Turma:906 nº31.

Camila disse...

Olá Prof.

As pinturas da Arte Moderna começam a aparecer no final do vídeo, podemos perceber quando aparecem os retratos pintados com cores mais vivas, mais emoção. São quadros que chamam mais atenção.


CAMILA PENHA.

Música disse...

Aluna : Mariana Andrade

As imagens modernas aparecem no final do vídeo, porque usam uma técnica de pintura diferente(Com cores variadas) do que as anteriores e o modo de se vestir das últimas pinturas são de tempos mais modernos.

Unknown disse...

As imagens modernas aparecem no final do video, contornando figuras mais psicodélicas, uma coisa mais descontraida e engraçada.

Anônimo disse...

Aluna: Raquel Coutinho
Para mim, AS pinturas modernas aparecem no final do vídeo, por causa dos traços mais semelhantes com os rostos de pessoas e porque é mais criativa e tem várias cores.

Beijo ♥ disse...

Eu acho que as pinturas modernas aparecem no final do vídeo.O estilo moderno é bem mais colorido, o abuso das cores faz com que as pinturas fiquem com um aspecto bem mas vivo, os tons também e a mistura dessas cores são extravagantes.

Anônimo disse...

Bom pinturas de arte moderna, pra mim aparecem mis no final do vídeo.A pintura moderna se destacou mais pelo modo diferente de pintar, eles vo usando cores fortes e vibrantes.

Aluna:Mariana de O.Soares
n:23

Anônimo disse...

As imagens aparecem no final do video,algumas são feitas com mais criatividade.

Letícia Santos
Turma:906
N°19