quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia Nacional dos Surdos


Hoje, 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. A data comemora a criação, em 1857, do Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES e é oportunidade para lembrar as lutas e conquistas das pessoas surdas no Brasil. 

E aproveitando o Dia Nacional dos Surdos, uma foto que fiz ontem na E. M. Profª Olga Teixeira de Oliveira, polo de referência em educação especial e alunos inclusos de Duque de Caxias/RJ: diante do mural sobre LIBRAS preparado pela professora Conceição [Inglês/classe especial] alunos ouvintes, curiosos, divertem-se e aprendem tentando reproduzir alguns sinais.
  
Sinal de "parabéns"
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como língua oficial pela Lei Federal Nº 10.436 de 2002 e promover espaços bilíngues para a educação de surdos é fundamental para a integração social desta população.
PARABÉNS!

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Raul,
Aprendi algo que eu não sabia. Eu sempre achei que a linguagem "Libra" de sinais era internacional, não sabia que era brasileira.
um abraço
Paulo

Prof. Raul Motta disse...

Pois é, Paulo:

Até começar a trabalhar nesta escola em Duque de Caxias, eu também pensava a mesma coisa. E, para aumentar a surpresa: aprendi com os intérpretes que trabalham na escola que existem inclusive variações regionais no Brasil...

Abraços, valeu a presença e comentário!

Paula Pires disse...

Muito bacana! Vi tb esta cena de pertinho e me emocionei. Realmente a LIBRAS encanta, até meu filho com 3 aninhos já sabia todo o alfabeto com as mãos e sem ao menos ter aprendido a ler ou escrever, já digitalizava seu nome certinho rsrsrrs

Prof. Raul Motta disse...

Ana,

na última terça-feira, aula da 901, a intérprete não veio e uma aluna, a Lainara, a substituiu com total competência! Segundo ela, aprendeu apenas com a convivência, pois desde o 7º ano que estuda em turmas com alunos inclusos - não é legal?

Abraços, valeram a presença e o comentário :)