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Os alunos participantes do projeto diante de seus graffitis |
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Desenhos preparatórios | |
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O Projeto Graffiti é desenvolvido por mim desde o ano passado na E.M. Affonso Penna, com as turmas do 8.o e 9.o anos. Este ano, iniciei o projeto com a Turma 1903 no segundo bimestre, tendo como proposta pensar o graffiti em suas continuidades e rupturas relativamente à história da pintura mural e integrado ao panorama da arte pública, compreendendo-o dentro da categoria intervenção e como pintura mural urbana e contemporânea. Durante estes dois bimestres, muito assunto para conversa: as relações entre obra e espaço e as possibilidades do graffiti como intervenção urbana, as diferenças entre graffiti e pichação, o surgimento do grafitti como expressão cultural de minorias e seu recentemente adquirido estatuto de "arte", seu potencial de expressão individual e/ou coletivo na atualidade etc.
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Um dos stencils pronto |
Neste sentido, ao longo do processo os alunos leram textos teóricos sobre o assunto, matérias de jornais [1] e entrevistas de grafiteiros e conheceram movimentos artísticos como o muralismo mexicano, trabalhos de artistas modernos brasileiros que realizaram murais e painéis além, é claro, de verem muitas imagens e vídeos de trabalhos de grafiteiros brasileiros e estrangeiros desde os primórdios do grafitti até os dias de hoje, entre os quais Alex Vallauri, OsGêmeos, Keith Haring, Jean-Michel Basquiat, Bansky...
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Grafitando |
Este ano o projeto teve uma novidade e uma surpresa: a novidade foi ter obtido a autorização da direção da escola para que os alunos, ao final do processo, pudessem grafitar um dos muros da escola. Como não tenho experiência prática como grafiteiro, optei por trabalhar com o alunos a técnica dos stencil, na qual a imagem é grafitada com o spray usando-se um molde vazado [técnica usada por vários artistas do graffiti, como o brasileiro Alex Vallaury e o inglês Bansky]; a surpresa, uma feliz coincidência: quando já estávamos com quase tudo pronto para a culminância do projeto, ficamos sabendo que o SESC Tijuca realizaria um dia de atividades na escola, quando seriam oferecidas uma série de oficinas e atividades, entre
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O stencil após o uso |
as quais uma "grafitagem-aula" pelos grafiteiros Leleco e Binho. Isso foi fundamental para a ampliação da consistência do projeto para os alunos, pois eles puderam ter as duas experiências: finalizar o processo conduzido em sala de aula e compartilhar o processo de trabalho de dois garfiteiros conhecidos na realização de um graffiti, desde seu início - preparação do muro - até o final. A proximidade com os grafiteiros foi de suma importância para a culminância do projeto, pois os alunos não só puderam apreender
in loco detalhes de técnicas e procedimentos, apre[e]ndendo pela observação, como puderam se valer da assessoria e das dicas de um dos grafiteiros - Leleco, que também é professor - na realização do trabalho.
Nas imagens abaixo, detalhes dos graffitis realizados pelos alunos; na sequência, uma panorâmica do pátio da escola no dia seguinte ao evento e, finalizando, Leleco, eu, Binho e o aluno Douglas diante do painel finalizado pelos grafiteiros.
NOTAS:
[1] Relação das reportagens de jornais disponiblizadas aos alunos durante o projeto:
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,grafite-muda-de-nome-e-vira-nova-arte-publica,345880,0.htm
15 comentários:
Esse graffiti é DUCA !!!! Ficou supper!! Parabéns! Leyr (Eutentofazerarte.)
Leyr,
grato pela visita e pelo comentário - e vamos conversando!
Abraços, bons caminhos...
querido, q saudade!! Parabéns, especial e vida, né!!??
Bom caminho...
beijos e sorrisos
meu blog, raulzito: http://raizemcomsaude.ning.com/
BACANA, Raul!
Parabéns a todos os envolvidos!
Que coisa linda acontece dentro da gente , quando a gente consegue fazer coisas lindas...
Raul você é duca mesmo...
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amigos unidos
graffiti compartilhado -
muros coloridos !
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Parabéns a todos,
todo o processo parece ter sido muito estimulante,
e o resultado é maravilhoso !
Que venham mais Artes assim !
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Ô, Mônica!
Então... a vida segue, sim, e a gente com ela, né?
Entrei no teu blog, muito rico - Armand Mattelart, co-autor de "Para Ler o Pato Donald", cria do Chile de Allende, leitura minha de tantos anos atrás mas que segue comigo...
Esse mestrado vai dar caldo!
Abraços grandes pra ti...
Ivnamiga!
Quase não te reconheci neste heterônimo heterodoxo!!!
Valeu a visita e a força!
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P.S.: a propósito: quando terei o prazer de ver teu trabalho bonito com os alunos num blog também?
Cláudia,
"viva eu, viva tu, viva nós e o rabo do tatu!"
Abraços e boas brisas & ventanias...
Clarice,
escola só faz sentido se for sentida, né? E o coletivo é sempre mais que a soma dos indivíduos... Beleza rima com surpresa!
Abraços e bons caminhos, sempre!
Muito Legal Raul!
Vendo essas iniciativas a gente se anima.
Parabéns.
Grande Alexandre!
Valeram a visita e a força!
Abraços, bons caminhos...
Raul, tenho aprendido muito contigo ao longo desses meses. Espero que possamos fazer com que trabalhos como esse floresçam ao longo do próximo ano!
Abraço!
Venham fazer esse trabalho na minha escola tbm...
Colégio Estadual Doutor Albert Sabin - Campo Grande - Rio de janeiro
Olá, Victor:
Beleza que tenha gostado do projeto, foi muito prazeroso pra mim realizá-lo com os alunos. Infelizmente, a falta de tempo livre não permite que eu realize este projeto em outras escoals em que não trabalho...
Mas, que tal você sugerir ao professor de artes da tua escola pra fazer algum projeto com graffiti?
Abraços pra ti, tudibom nos caminhos...
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